logosenecefinal

1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Fortaleza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), na sua 442ª Reunião Ordinária do dia 13 de março, aprovou a realização da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Fortaleza, nos dias 07 e 08 de junho, desse ano. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Os eixos temáticos da 1ª CESMu serão:
I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: e
IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

As comissões Executiva, Organizadora, de Relatória, de Comunicação e Mobilização estão se reunindo semanalmente para organização do evento estadual.

ETAPA MUNICIPAL OU REGIONAL

A etapa municipal ou Regional terá como objetivo elaborar propostas de acordo com as sugestões do Documento Orientador da 2ª CNSMu para o fortalecimento dos programas e ações de Implementação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, que devem ser realizadas até 31 de maio.

Das Conferências Municipais ou Regionais sairão cinco propostas de cunho estadual por eixo temático e cinco propostas de cunho nacional por eixo temático. As propostas, de cunho municipal, comporão o Relatório Final da 1ª CMSMu e servirão para a etapa de monitoramento posterior à Conferência Municipal.

As propostas de cunho estadual e nacional serão encaminhadas imediatamente, após a realização da 1ª CMSMu à Comissão de Formulação e Relatoria da 1ª CESMu via online, através que será disponibilizado em breve, bem como, via FAX (85.) 3101 5209 e 3101 5211.

 

DOCUMENTOS

– Manual Orientador dos Municípios da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres em PDF

– Manual Orientador dos Municípios da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres para EDITAR

MATERIAIS DE APOIO

– Fórum Nacional de mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

– Relatório Final da Conferência Nacional Livre sobre a Saúde da Mulher

– Grupo de Trabalho Marcha das Margaridas: Ações de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Campo, Floresta e Águas

– Relatório da Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulhers

 

Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: ascomcesau@gmail.com / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara

Últimas Notícias