logosenecefinal

ATO EM DEFESA DA ENFERMAGEM E PELA EXISTÊNCIA DO SUS

 

A enfermagem cearense, por meio das três entidades representativas no estado, Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Sindicato dos Enfermeiros do Ceará e Associação Brasileira de Enfermagem, convoca a população de Fortaleza para ingressar na luta a favor da atuação dos enfermeiros e do programa da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A liminar contra as atribuições dos enfermeiros, de requisitarem exames e consultas ou revalidarem receitas, faz parte de um conjunto de desmonte que vem acontecendo no SUS. É mais um golpe que pretende desestruturar o Programa Nacional da Atenção Básica (PNAB), que garante o acesso à saúde de milhões de brasileiros em situações vulneráveis no país. O programa é a principal porta de entrada no SUS, atuante no controle epidemiológico de doenças crônicas e infecciosas.

A decisão coloca em risco a existência do SUS interferindo, diretamente, na manutenção do Programa ESF. Com o impedimento da atuação dos enfermeiros, ocorrerá a necessidade de novas contratações de profissionais médicos, causando um impacto financeiro e um desequilíbrio nas contas públicas e nas gestões municipais, capaz de ocasionar o fim do PNAB, responsável pelo maior acesso à saúde da população.

Essa conta não é sua!
Pela defesa da enfermagem brasileira!
Em defesa do SUS!

Ato Público

Data: 16 de outubro
Horário: 15 horas
Local: Praça da Bandeira

Últimas Notícias