logosenecefinal

Bate-papo Trabalhista une as principais entidades da enfermagem no Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

 

Na tarde desta quinta-feira, 11/5, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece) reuniu entidades representativas da enfermagem, em evento que esclareceu a importância na defesa de direitos trabalhistas. O encontro, em comemoração à semana da enfermagem, é oportuno em um cenário de desmonte que envolve, diretamente, o mercado de trabalho dos enfermeiros. 

 

 

Durante a mesa de abertura do evento as entidades alinharam os discursos em torno da problemática do mercado de trabalho na enfermagem e, principalmente, nas perdas significativas de direitos na categoria. Prestigiaram o encontro: o presidente do Coren/Ce, Oswaldo Albuquerque, o professor de enfermagem representando a Aben/Ce, Wagner Rodrigues, a presidente da Associação dos Enfermeiros do IJF, Ângela Rodrigues, a presidente da Associação dos Enfermeiros do Ceará (ASSEC), Ana Paula Brandão e o representante da executiva da Conlutas, José Batista.

 

 

A conferência ficou por parte do supervisor do DIEESE, Reginaldo de Aguiar, que explanou o tema da reforma da Previdência, revelando, de fato, todas as perdas e desigualdades em relação à mulher e as irregularidades que os trabalhadores estarão sujeitos com a aprovação da reforma.

Para a presidente do Senece, Telma Cordeiro, a proposta de enfraquecimento das centrais sindicais é mais um golpe na mediação de garantias trabalhistas. ” Os trabalhadores quando sofrem qualquer violação de direitos, o primeiro passo é procurar o sindicato da sua categoria. Com o fim dos sindicatos, os profissionais ficariam completamente desassistidos. Mas acreditamos que isso é um retrocesso, iremos orientar e esclarecer aos enfermeiros da importância do fortalecimento do seu sindicato.” Ressaltou.

 

 

A conjuntura atual com a reforma trabalhista e a terceirização  foi esclarecida pelo jurídico do Senece com a assessora jurídica, Sylvia Mariano e o assessor jurídico João Vítor Nerys Batista que também tiraram dúvidas dos enfermeiros.

 

 

No final do encontro ocorreu um sorteio de passagem aérea com a inscrição para o 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem. A enfermeira Cinthia Gurgel foi a vencedora.

Em breve teremos outros encontros.

Fortaleça seu sindicato. Filie-se! 

Últimas Notícias