Na manhã desta quarta-feira (10/4), diversas categorias dos profissionais da saúde realizaram um ato, em frente ao Hospital César Cals, para chamar atenção para o congelamento do reajuste salarial dos servidores estaduais e a ausência da ascensão funcional. Durante o ato, sindicalistas denunciaram ainda a situação de precariedade, a morosidade na restruturação do PCCS e falta de concurso público.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), Telma Cordeiro, reforçou que a categoria se une ao movimento pelo pleito que se repete a cada ano. “O governo vem mostrando a dificuldade em aceitar as demandas dos profissionais da saúde. O déficit que o governo do estado tem com as categorias envolvidas já foi demonstrado e discutido por meio de estudo que comprovam as perdas dos servidores. O reajuste salarial que solicitamos não cobre perdas de anos passados, mas seria a maneira mais correta para equiparar anos de desajustes”. Afirmou.
No final do evento, os servidores realizaram uma assembleia, na sede do Sindisaúde, que resultou na aprovação de uma pauta unificada. Na assembleia, o Senece, o Sindiodonto, o Sindsaúde, o Sinfarce, o Sinfito, o Sindnunce e o Sasec deliberaram pela continuidade dos atos com novas datas de mobilizações. Confira:
Serviço
Terça-feira, 16/04
7h – Hospital César Cals
9h – Hemoce
17h – Hospital São José
Quarta-feira, 17/04
7h – Hospital Mental de Messejana
9h – Hospital do Coração
15h – CEO Centro
15h30 – Hosp. Dona Libânia
Terça-feira, 23/04
7h30 – HIAS
9h – Lacen/ IPC
9h – CEO Aldeota
Quarta-feira, 24/04
9h – Hospital Geral de Fortaleza
Quinta-feira, 25/04
9h – Ato Unificado dos Servidores da Saúde do Estado na SESA