logosenecefinal

Dia de Luta Nacional pelo Piso Salarial da Enfermagem é marcado por protesto nas principais capitais do país

 

 

 

No Ceará, sindicatos que representam os profissionais da enfermagem no estado realizam ato unificado no Centro de Fortaleza

 

 

Logo cedo, nas primeiras horas da manhã de sexta (10), o ato que foi agendado para acontecer com um planejamento estratégico de preparação da greve nacional foi marcado por ameaça e envio de tropa para desocupação por parte da gestão do prefeito Sarto, causando indignação de parlamentares, de dirigentes sindicais e dos profissionais, que de forma pacífica, se manifestavam dentro dos tramites legais para a legitimidade do evento.

 

 

No local, os parlamentares, vereador Ronivaldo Maia e a vereadora enfermeira Ana Paula Brandão, reagiram contra medida do prefeito Sarto de impedir a manifestação pacífica dos profissionais da enfermagem de Fortaleza. Numa negociação, a legitimidade do dia nacional de luta pelo piso nacional foi garantida.

No período da manhã, uma assembleia aprovou adesão para greve nacional que deve ser articulada pelas entidades nacionais da enfermagem nos país. A decisão oferece um ponto de partida para o maior ato da enfermagem brasileira. No Ceará, sindicatos devem iniciar uma articulação com apoiadores e esperar a direção nacional.

 

Durante o ato,  a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Telma Cordeiro, reforçou o posicionamento de greve. “A enfermagem não era para estar nas ruas, o lugar da enfermagem é dentro dos hospitais, mas precisamos reagir para garantir  que o piso salarial destes profissionais seja assegurado”.

O evento contou ainda com um palanque e tribuna  livre, rodas de conversas, atendimentos básicos à população, show de humor, aulas de dança e Karaoke  para movimentação dos participantes  e de populares no entorno da Praça.

 

Uma assembleia geral já está marcada para próximo dia 16 de março, às 8h, no auditório do Sindsaúde,  para deliberar com os servidores públicos da enfermagem no estado os encaminhamentos da greve.

Últimas Notícias