logosenecefinal

Profissionais da enfermagem fazem ato em Brasília pela aprovação da fonte de custeio do piso salarial

 

 

Nesta  quarta (5), representantes sindicais de diversos estados se concentraram em frente ao Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília, para pressionar a celeridade do  Projeto de Lei Complementar nº 44/22, que autoriza os estados e municípios a realocarem recursos financeiros destinados ao combate à pandemia e outras áreas da saúde para financiar o piso salarial da enfermagem, aprovado ontem (4), pelo Senado Federal.

 

 

Segundo o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a medida é uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. O texto segue para a Câmara dos Deputados. O projeto atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos. Desse modo, as verbas podem ser usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais. O objetivo das leis era disponibilizar recursos adicionais para o combate à covid-19 nos estados e municípios. A autorização, válida até o final de 2021, fica prorrogada para o final de 2023.

 

 

A Federação Nacional da Enfermagem (FNE) fez a convocação para que entidades estaduais pudessem receber ainda direcionamento para uma articulação unificada que promete acompanhar sistematicamente todo o tramite até que as fontes de financiamento sejam garantidas para a efetivação do piso salarial digno para a enfermagem.

 

 

Últimas Notícias