Em última reunião deste ano da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, o balanço é positivo das conquistas e avanços da categoria. O ano de 2022 entrará como um marco de conquista pela principal pauta levantada no âmbito nacional com a aprovação do piso salarial da enfermagem.
Na esfera estadual, as rodadas de negociações tiveram avanços, principalmente, com a união das categorias da saúde. Os atos públicos ganharam as ruas e pressionaram a gestão sobre o pleito coletivo, o que deu oxigenação à classe sindical no estado. Já o movimento puxado pelo servidores municipais, a articulação estuda uma greve pela falta de diálogo com a atual gestão do prefeito Sarto.
Para 2023, a virada será com ações integradas pela viabilização do piso da enfermagem e com mais reforço da luta pela pauta de reivindicações dos enfermeiros do estado.
Para a presidente do sindicato, Telma Cordeiro, a avaliação é positiva. “Fechamos o ano de 2022 com a nossa principal pauta conquistada. Temos muito trabalho pela frente. A enfermagem não será a mesma depois deste ano. Para as lutas no âmbito estadual e na esfera municipal, vamos continuar atuantes e manter a base dos enfermeiros ainda mais forte”. Já vamos virar o ano com agenda lotada”. Considerou Telma.