O Sindicato dos Enfermeiros do Ceará chama a atenção para a importância da adesão ao Novembro Azul e faz um alerta ao número crescente de câncer de próstata. Uma ação foi realizada no Shopping Plaza, em Fortaleza, local da sede do sindicato, com orientações sobre o câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a saúde do homem.
De acordo com a ONG Lado a Lado pela Vida foram registrados 60 mil novos casos no Brasil, com cerca 13 mil mortes por ano, uma morte a cada 40 minutos. Com a descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.
A cada ano o Senece coloca em um plano de ações um calendário de saúde para assuntos relevantes onde, com uma abordagem e informações especializadas, a sociedade pode se conscientizar que o melhor remédio para as doenças é a prevenção. “Alguns assuntos ainda são um tabu para a sociedade, a informação repassada com profissionais treinados e experientes facilita para a troca de conhecimento e o esclarecimento. Ações como essa, além de aproximar o sindicato da sociedade, colocam à disposição os enfermeiros para uma vivência que possibilita um papel social no cuidado de pessoas”. Afirmou a presidente do Senece, Telma Cordeiro.
Durante todo o foi realizada uma ação em alusão ao Novembro Azul com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, exame de glicemia, aferição de pressão, encaminhamento de exame e sorteios de brindes.