logosenecefinal

Enfermeiros realizam Ação Outubro Rosa por uma vida sem câncer

 

 

A cada ano, o Sindicato dos Enfermeiros do Ceará promove ação Outubro Rosa em alusão à prevenção do câncer de mama. Um stand foi montado em um shopping de Fortaleza com diversos serviços em saúde.  

A ação foi realizada na última quinta-feira, 25/10, durante todo o dia. Cerca de 150 pessoas passaram pelo stand. Entre os serviços de saúde: autoexame, aferição da pressão, exame de glicemia, vacinação e orientação sobre prevenção foram oferecidos à população de forma gratuita.

 

             Diretora Solange Cunha, Vice-presidente, Anísia Ferreira e diretora administrativa, Geusa Lélis

 

O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 novos casos. Apesar dos índices serem maiores em mulheres, homens também podem ser atingidos.

 

                       Na foto, Jacira Pessoa. Responsável pela implantação da oficina Ikebana

                                 

Na ação, ocorreu ainda acolhimento terapêutico com a técnica Ikebana Japonesa, que desenvolve através da arte de montar arranjos de flores, a simbologia da vida e construções dos relacionamentos, levando amor, equilíbrio, esperança e qualidade de vida a mulheres e homens. O projeto foi apresentado por Jacira Pessoa, ela explica que a técnica é desenvolvida com a filosofia de viver com arte. “Acreditamos no amor verdadeiro, no amor altruísta e no amor que se compara ao da natureza. A arte Ikebana veio despertar o encontro com a sua própria natureza, com seu próprio ser”. Explica Jacira. 

 

                                         Na foto, Diretora Solange e Raimunda participante da ação 

A diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Solange Cunha, chama a atenção para a periodicidade dos exames. No ano passado, a Raimunda foi diagnosticada com um nódulo, durante a ação do sindicato, e com um acompanhamento mais humanizado feito pela Solange, o tratamento foi eficaz, impedindo que no futuro o nódulo desencadeasse para uma doença mais grave. “Convidamos todas as mulheres a se tocarem, com o autoexame é possível iniciar um tratamento precoce. O câncer tem cura.” Reforça Solange.

O Sindicato agradece a todos os envolvidos na ação.

Últimas Notícias