Dirigentes sindicais e representantes das unidades de saúde participam do projeto de capacitação para o dimensionamento da força de trabalho em saúde. A ação é promovida pela Sesa por meio de uma consultoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A capacitação acontece em Fortaleza, nos dias 16 e 17 de abril, no Hotel Costa Mar. O objetivo é realizar um levantamento do perfil da força de trabalho, em cada unidade de saúde, com a participação de gestores e representantes da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS/Ce.
O projeto prevê um diagnóstico da dimensão sobre a força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) em nove unidades da rede pública estadual. Durante a capacitação, será apresentado e discutido o percurso metodológico e o desenvolvimento das atividades pertinentes ao dimensionamento do quadro de pessoal nas unidades do complexo de saúde no estado do Ceará.
O dimensionamento será avaliado sobre os aspectos da estrutura física, capacidade instalada, processos de trabalho, perfil da força de trabalho, distribuição da carga horária e identificação de déficit ou superávit de profissionais. As unidades de saúde que participam do projeto são: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Hospital São José (HSJ), Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Centro).
Para a presidente do Senece, Telma Cordeiro, a participação dos dirigentes sindicais, por meio da Menpsus/Ce, proporciona uma gestão mais participativa com os sindicados. ” O Viés do olhar dos trabalhadores, no processo de avaliação sobre as questões no mundo do trabalho, enriquece e legítima um estudo mais coerente nas decisões trabalhistas”. Defendeu.