O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado do Ceará (Fuaspec) convida a todos os servidores públicos estaduais, ativos e aposentados, para participar de mais uma grande mobilização da Campanha Salarial Unificada, que acontecerá na próxima terça-feira, 16, a partir das 9 horas, em frente ao Palácio da Abolição. O objetivo é sensibilizar o Governo para as reivindicações da campanha salarial 2019, uma vez que, até o momento, não há previsão do reajuste referente às perdas salariais acumuladas, que chegam à marca de 85%, se somadas de 1999 a 2018.
A medida foi deliberada após o cancelamento de última hora de uma audiência, previamente, marcada pelo Líder do Governo na ALCE, Deputado Júlio César Filho, com os líderes das entidades associativas e sindicais. O Deputado mostrou interesse em interceder na negociação entre os servidores públicos e o Governo. Apesar da secretária do parlamentarista cearense informar que ele estaria presente em uma “agenda inadiável” fora da ALCE, o Fuaspec flagrou-o dentro da Casa no horário que a audiência estava prevista para acontecer, causando indignação e revolta da base.
Reivindicações da categoria
Apesar da existência da Lei Nº 14.867/2011, que assegura a data base para 1° de janeiro, o Governo permanece não cumprindo o prazo determinado para com a categoria. Em virtude desse descaso e sabendo da disponibilidade orçamentária do Governo do Estado, os sindicatos e associações aprovaram, por unanimidade, a cobrança de 20,64%, a título de reposição salarial, além da exigência do cumprimento da Lei Nº 14.867/2011. Também compõem a pauta de reivindicações a nomeação do Superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado (ISSEC) e equipe, pois a ausência de um ordenador de despesas tem causado um “embrolho” entre as empresas conveniados e o Issec.
Aspramece, Fuaspec, Issec, Reajuste salarial, Servidores estaduais