logosenecefinal

Para a prevenção de doenças de trabalhos, Senece recebeu representantes do Cerest

 

 

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Anísia Ferreira, recebeu, na sede do sindicato, representantes do Cerest/Ce para ações integradas nos serviços em saúde oferecidos à categoria.

A diretora técnica do Cerest/Ce, Mara Tavares, explicou que o objetivo principal da parceria com o sindicato é estreitar o vínculo dos serviços em saúde. “Precisamos nos articular em redes integradas com os  sindicatos e movimentos sociais. O alerta se dá em virtude da saúde mental ser a terceira causa relacionada ao nível previdenciário. Os profissionais da saúde são os mais afetados”. Explicou.

 

 

 

Anísia Ferreira reforçou durante a conversa a complexidade da carga horária exaustiva da categoria que provoca o afastamento e o adoecimento dos enfermeiros em todo o estado. “Precisamos atuar mais fortemente na prevenção de doenças e no acolhimento destes profissionais na rede Sesa. No aspecto da saúde mental, o assédio moral, a violência nos locais de trabalhos e o desgaste físico ainda são as principais causas de adoecimento. No mês de prevenção ao suicídio, lembramos também do aumento de casos na categoria. Entendemos que esta aproximação é necessária”. Afirmou a presidente.

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Ce) é uma unidade de saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, responsável pelo diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, promove capacitação da Rede SUS, desenvolve projetos e pesquisas, organiza informações e subsidia ações de vigilância, com a finalidade de estruturar a rede de atenção à saúde do trabalhador no estado.

 

 

Últimas Notícias