Solenidade abre as atividades da Semana da Enfermagem, realizada na noite desta quarta-feira, 11 de maio, na Assembleia Legislativa, em Fortaleza. O evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que representam a Enfermagem no estado do Ceará.
A abertura homenageou diversos representantes da Enfermagem, a presidente do Senece, Telma Cordeiro, foi uma das que receberam a homenagem por sua atuação à frente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará. Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará – ABEn/Ce, estava representada por Albertiza Alves, a Deputada Estadual, Augusta Brito e Diretoria do Senece também estavam presente na solenidade.
Durante seu discurso, Telma Cordeiro, lembrou que apesar da Semana da Enfermagem ser de comemoração, ainda falta muito a ser comemorado para a categoria dos enfermeiros. “O cenário trabalhista destes profissionais, ainda é preocupante, estamos com um quadro de profissionais que vivem em condições precárias de trabalhos, com carga horária excessiva, baixos salários, assédio moral e desvalorização. A terceirização nos serviços públicos e a falta de concursos públicos são grandes motivos de precarização da relação de trabalho, que ainda se estabelece em todo o estado do Ceará”.
É importante reforçar também que as 30 horas semanais, uma das principais bandeiras levantadas por entidades de classe da Enfermagem no Brasil, já completa 16 anos de tramitação, sem uma solução para se definir a sua aprovação.
Telma ressaltou também a agressão sofrida por uma enfermeira, no seu local de trabalho. As estatísticas de violência sofrida pelos profissionais da Enfermagem, só aumentam. “Esta culpa por um serviço ruim prestado à sociedade, de quem é? Será se são os trabalhadores que devem pagar esta conta?” Indagou.
A presidente do Senece, Telma Cordeiro, foi ovacionada por todos os presentes e finalizou assumindo o compromisso de continuar pela luta por melhores condições de trabalhos dos enfermeiros, desejando uma Semana da Enfermagem bem proveitosa por todos.