logosenecefinal

#SaúdeDasMulheres| Vice-presidente do Senece abre as atividades da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres em Madalena

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

 

Após 30 anos, atores do controle social quebram o silêncio e promovem a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. Conselhos de Saúde de todo o país estão realizando as etapas estaduais da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. No Ceará, cerca de 30 municípios vão aderir ao chamado do Conselho Nacional de Saúde e realizar a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres no Ceará. O objetivo é chamar atenção para se discutir, dentro de uma arena de luta específica da Mulher, a defesa dos direitos e a problemática envolvente no entorno da luta feminina no Brasil. 

 

 

A primeira Conferência de Saúde das Mulheres ocorreu em 1986, mesmo com uma luta feminina no país que ainda trava desafios e retrocessos, a Conferência ainda não havia sido retomada. As Conferências devem ocorrer a cada quartro anos e tem o poder deliberativo em propor, por meio da participação do governo e da sociedade civil, uma carta de propostas com prioridades para o segmento da política pública de cada vertente abordada para os próximos anos. A Carta Proposta é um indicativo, direcionada ao governo sobre as demandas e necessidades da sociedade dentro daquele segmento.

A vice-presidente do Senece, Anísia Ferreira, abriu as atividades da Conferência de Saúde das Mulheres no município de Madalena. Com a palestra “A Mulher e a Participação Social”, Anísia provocou uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem sobre as questões que envolvem uma apropriação maior da mulher na sociedade. ” Algumas lutas já travadas em décadas passadas, ainda são norte de ensejo pela luta feminina no Brasil. Há tempos lutamos contra a violência, pela legalização do aborto, pelas reivindicações ligadas ao trabalho e por uma maior inserção da mulher na política. Bandeiras inseridas ainda hoje na conjuntura atual da luta pelos direitos da Mulher. Isso demostra ainda pouco avanço e alguns retrocessos. O momento não é de tecer elogios e nem de referenciar poucas conquistas, mas de analisarmos no que precisamos avançar e provocar a responsabilidade de políticos, gestores e sociedade para a defesa dos direitos femininos no país”. Defendeu.

 

 

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) irá realizar a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres nos dias 28 e 29 de junho, em Fortaleza. O tema central é “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. O evento promete reunir as principais lideranças do movimento da luta feminina no estado, o governo e a sociedade civil. Acesse o link: http://www.cesau.ce.gov.br/

Últimas Notícias