Na manhã desta segunda-feira, 15, a vice-presidente do Senece, Anísia Ferreira, representou os direitos dos profissionais da Enfermagem da EBSERH na Federação Nacional de Enfermagem (FNE). A reunião entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sindicatos filiados e a FNE definiu o acordo coletivo de trabalho 2016/2017.
Durante a reunião foi discutido a questão do duplo vínculo, acúmulo de cargos, o limite de 60 horas e a educação a distância da Enfermagem. A Federação abordou também a prorrogação da vigência do Parecer 145/98 da Advocacia Geral da União por mais 90 dias para os profissionais da EBSERH – já em atividade ou recém-convocado.
A vice-presidente do Senece ressaltou a importância de uma sistemática para um alinhamento de ações entre a FNE, sindicatos e órgãos públicos, garantindo uma equidade dos direitos destes profissionais regidos pela EBSERH. “Ter a certeza de uma abertura de diálogo entre gestão e trabalhadores, afirmados com a instituição de uma Mesa Permanente de Negociação, permite uma atuação mais eficaz no âmbito estadual, por meio da luta dos sindicatos”. Afirmou Anísia.