logosenecefinal

Sindicatos lançam Frente Estadual pela Valorização da Enfermagem

 

 

Na manhã desta sexta (9), sindicatos representativos dos profissionais da enfermagem no Ceará lançaram a Frente Estadual pela Valorização da Enfermagem com o objetivo de fortalecer as articulações políticas para a aprovação do projeto de lei 2464, que trata do piso salarial dos mais de 2,5 milhões de profissionais da enfermagem em todo o país. O evento contou com a presença de deputados estadual e federal e vereadores, além de lideranças locais e representantes de mandato da Casa Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza. Durante a abertura, foi feito um minuto de silêncio em memória às mais de 500 mil vidas perdidas para a Covid.

O movimento é puxado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Sindsaúde, Sindforte, Assec e o Coren/Ce. As principais frentes sindicais e categorias dos profissionais da saúde apoiam a Frente Cearense. A proposta é pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que o projeto seja colocado em pauta e aberto o diálogo de negociações com as entidades da enfermagem em todo o País.

 A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Anísia Ferreira, esclarece a importância dada ao lançamento da Frente.  “Hoje abrimos mais um canal de diálogo com a classe política do país para a conscientização da importância da aprovação do PL 25 64. Essa união das entidades cearenses traz resultados significativos ao movimento e, certamente, resultará em ações mais propositivas para o avanço do PL no Senado. Esse apoio de parlamentares com representatividade estadual possibilitará um fôlego a mais na continuação de atos e visitas.” Afirmou.

A organização avaliou  que a inciativa dará mais um passo à frente nas articulações que estão sendo feitas e que o recesso do Senado será estendido nas ruas com uma agenda de mobilização. Entidades nacionais, como a Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e sindicatos de outros estados, manifestaram apoio à Frente Estadual de Valorização da Enfermagem que, em breve, divulgará uma agenda de atividades.

Últimas Notícias